Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Forcaos chega aos 15 anos erguendo a bandeira da cena underground

Acontecem entre os dias 13 e 21 de julho as atividades do festival Forcaos, um dos eventos mais tradicionais da música pesada cearense, que em 2013 completa 15 anos. Fundado como uma alternativa de “headbangers” ao Fortal – micareta realizada anualmente com diversas bandas de axé em Fortaleza-, o festival perdeu o caráter “carnavalesco”, sendo realizado em diferentes períodos do ano e ainda figura entre os principais bastiões para apoio da cena local. O Blog Rock Nordeste teve acesso com exclusividade à programação do festival. O evento tem início no dia 13 com uma bicicletada com partida marcada às 15h da Praça da Igreja Redonda e passará pelas praças Aécio de Borba e da Igreja de Fátima. No total, serão cerca de 3 km de passeio em locais com caráter histórico para a cena metaleira cearense. Na década de 1980, cada uma das praças era ponto de encontro de metaleiros, punks e outros grupos urbanos, sendo também local de formação para diversas bandas. Já nos dias 18 e 19 de julho serão realizados duas mesas discussões sobre heavy-metal e punk na Vila das Artes, em que serão abordadas a história da cena de música pesada local.

Os shows acontecerão no Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) Che Guevara, localizado no bairro Barra do Ceará, e no Anfiteatro da Beira-Mar. Ao todo se apresentarão 10 bandas locais, além dos grupos Death Slam, Second of Noise, Kabula, Trampa – de Brasília (DF) – e Monster Coyote – Mossoró (RN). Foi confirmado também a inclusão de um terceiro palco, montado no Shopping Solidário Bom Mix, no bairro Bom Jardim, aumentando o número de bandas para 16. A entrada para todas as atrações é gratuita.

Programação: 
13/07
15h – Bicletada guiada
14/07
Apresentações musicais – Bom Mix
In No Sense
Coldness
Darkside
S.O.H
Agressive
Nafandus

18/07 
18h – Seminário sobre heavy-metal no Ceará – Vila das Artes (Rua 24 de Maio, Centro)
Memórias e itinerários pessoais no Rock
Amaudson Ximenes – sociólogo, músico e presidente da Associação Cearense do Rock
Bremen Quixadá – Representante comercial, afinado com a música do rock
Dora Gadelha – Educadora no IFCE e afinada com a música do rock

19/07
18h – Seminário sobre pubk no Ceará – Vila das Artes (Rua 24 de Maio, Centro)
Cartografias do movimento punk – diálogos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte
Francisco José Gomes Damasceno, professor doutor em historia social pela PUC – SP,  Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas – DÍCTIS
CNPq-UECE

Alessandro Reinaldo,  Zineiro há 10 anos, acompanha e constrói a cena Metal e Punk. Historiador e atualmente cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba, com o título da dissertação: Representações cotidianas nos fanzines punks.
Robério Sacramento: Pedagogo e vocalista da Banda Dago Red. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC. Pesquisador com ênfase na História das juventudes e da educação informal.
20/07
Início às 17h – Apresentações musicais – Cuca Che Guevara
Death Slam (DF)
Seconds of Noise (DF)
Kábula (DF)
Obskure
Facada
Betrayal
N Fúria
Clamus
Criokar
Burning Torment

21/07
Início às 17h – Apresentações musicais – Anfiteatro da Beira-Mar
Trama (DF)
Monster Coyote (RN)
Rise of Fallen Souls
Lavage
Thrunda
Mary Virgin

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário