Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



sábado, 31 de dezembro de 2011

Coluna de João Carpalhau - Censura: Por Trás do Facebook

Extraído do blog  Shogunidades em 28/12/2011

Moralismo e censura são coisas que não combinam com redes sociais.
O mundo já anda muito careta e contaminado pela hipocrisia, não é de hoje que venho percebendo que o Facebook se mostra uma invenção a imagem e semelhança de seu criador. Entretanto, acredito que as pessoas podem evoluir e romper as barreiras de suas limitações moralmente patéticas, mas e se a questão não fosse meramente moral?
O Facebook é uma das maiores redes sociais da internet e vem ganhando restrições cada vez maiores em relação a divulgação de links, imagens e até opiniões. Se quer ter certeza do que estou falando, basta fazer uma busca e ver as várias situações de censura, por aqui adianto alguns casos.

Censuraram a foto de Robert Mapplethorpe que ilustra a capa de um dos álbuns da banda Scissor Sisters.
Qual o problema com a bunda de um homem?
Posteriormente os caras do Facebook censuraram a foto de uma boneca de porcelana com as tetas de fora.
Ainda vale citar o caso dos bloqueios de perfis por razão de ordem política que em Portugal gerou esta página: http://www.causes.com/causes/521398-censura-no-facebook/about
E como se não bastasse, também censuraram a opinião dos Cubanos. O site CUBA DEBATE http://www.cubadebate.cu/ teve sua página de vídeos retirada do You Tube e logo em seguida os moralistas do Facebook fizeram o mesmo.

Outros Casos:


Só pra finalizar... A ilustração abaixo é do quadro “A Origem do Mundo”, pintado em 1886 pelo francês Gustave Courbet. O Facebook excluiu o perfil do artista dinamarquês Frode Steinicke por postar esta imagem.
Notem que estou falando de uma pintura datada dos mil e oitocentos...



Desde domingo venho tentando postar links das minhas tirinhas diárias no Facebook e também já estou bloqueado e olha que sou café pequeno. Mas quer saber realmente o motivo de tudo isso? Quer saber por que tanta preocupação com o que se diz ou se deixa de dizer?
Nas palavras do filosofo Paulo Ghiraldelli Jr. “NÃO É O FACE QUE CENSURA, ELE APENAS SEGUE A ORDEM DA DENÚNCIA. E A DENÚNCIA, É CLARO, VEM DE GRUPOS MENOS ESCOLARIZADOS, MAIS CONSERVADORES, EM GERAL RELIGIOSOS. TUDO ISSO PARA O FACEBOOK ENTRAR NA CHINA E OUTROS LUGARES SEM LIBERDADE. ESTAMOS FINANCIANDO O FACEBOOK PARA ELE COLABORAR COM O TOTALITARISMO”.
Quando no inicio do texto me referi ao criador do Facebook, a coisa da imagem e semelhança, a relação “criador x criatura”, era exatamente disso que eu falava. A moralidade facebooketeira, não passa de uma tentativa da empresa do senhor Mark Suckerberg de vender o mundo a imagem e semelhança de sua hipocrisia.
É preciso abrir os olhos...
Com os melhores cumprimentos,
Carpalhau
(João Carpalhau é cartunista, designer e membro do grupo de humor os Camaradas)

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário